Coronavírus e Ansiedade

Em um mundo que ficou (ainda mais) do avesso nos últimos 20 dias, como saber exatamente o que queremos e/ou o que podemos fazer? Principalmente, como saber manter a calma enquanto descobrimos e construímos um novo caminho?

Os termos ansiedade, ansioso, ansiosa, ansiosamente estão sendo usados com uma frequência nunca antes vista e, claro, que não é para menos. As pessoas já estavam mais ansiosas, novos transtornos ansiosos estão sempre sendo reconhecidos e o sofrimento gerado pelos mesmos faz vítimas em praticamente todas as famílias. Por outro lado, o tabu sobre o assunto ainda é grande e poucas pessoas se sentem à vontade para falar sobre isso. Prova dessa realidade é que em tempos de instagram, quem se propõe a falar abertamente sobre as suas lutas com essa doença silenciosa ganha seguidores, curtidas e reconhecimento. Milhares se identificam, ainda que não queriam falar abertamente sobre isso.

Porque estamos falando sobre isso em um espaço destinado a falar sobre Carreira, Gestão de Carreira e Gestão de Negócios, em tempos de Coronavírus? Porque, como dito na última coluna, precisamos mostrar ao empreendedor, você aí do outro lado, que está buscando construir uma vida profissional honrada e feliz, que está tudo bem ter momentos difíceis, que está tudo bem não estar bem.

E que nesse momento em especial, pensar em desistir três vezes por dia, agradecer cinco e continuar firme até o próximo medo é normal!! Se você quiser sair dessa mais forte, você precisa se aceitar, aceitar esses sentimentos e fazer as pazes com eles.

Vamos começar apresentando alguns conceitos retirados da internet após uma rápida pesquisa, a qual não se propõe a trazer termos técnicos e sim a trazer o conceito de forma palatável a todos que me leem, independente do grau de conhecimento anterior sobre o tema.

Ansiedade
Substantivo feminino
1. grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.
2. desejo veemente e impaciente.
3. Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

Apresentadas as definições do dicionário, gostaria de falar com as minhas palavras, o que entendo sobre ansiedade depois de senti-la na pele e de estuda-la ao longo do meu curso de psicanálise. Ansiedade é aquele receio do que ainda não aconteceu, é um excesso de futuro, não pelo que virá, mas pelo que você não sabe se virá ou não para a sua Carreira. É um medo de ser demais ou de menos, uma sensação de que algo horrível acontecerá com o seu negócio e com a economia, ainda que tudo esteja bem e Trump e Cia estejam em uma semana calma, que obviamente não é o que está acontecendo. É ter um plano e, ainda que confiante nele, você espera um “boom” de casos na pandemia e/ou uma catástrofe na Lava Jato a cada vez que você respira. Falando em Lava Jato, ela ainda existe? Anda tão quietinha, aliás, esse silencio também deixa o empreendedor ansioso, mais preocupado ainda.

O que fazer então? Desistir? Desesperar? Mudar do país? Esse último item, particularmente, é um dos mais citados por empreendedores em períodos pré-pandemia e também uma alternativa citada por muitos para quando isso terminar no meu escritório e me deixa preocupada com o futuro do nosso país, mas deixarei isso para uma outra coluna.
Se cuidar!!! Querido colega empreendedor, que como eu está na luta e em busca dos seus sonhos profissionais, buscar cuidados e estratégias para entender o que você deseja, construir o que sonha, ajustar sempre que necessário e cuidar da sua mente, fazendo dela sua aliada e não sua inimiga, isso é o que você pode fazer.

Nesse momento em especial, lembre-se de que isso vai passar!! As coisas estão loucas e talvez fiquem ainda mais confusas, mas Você, sua Carreira e seu Negócio irão sair dessa!!!
Sim, se você esperava uma receita mágica para se livrar da ansiedade, me desculpa, não tenho e tenho horror a quem diz tê-la! O único jeito de lidar com a ansiedade e conhecê-la intimamente, saber o que a desperta em você, entender porque ela tem tanto poder e espaço. Desse ponto em diante respeitar a ela e a você, sendo gentil com vocês e com essa relação, que ainda que não deseja, real e verdadeira. Não tenha vergonha dela, ela pode ser um grande empecilho, mas se você a trouxer para o seu lado, ela pode ser aquela dose de cuidado extra que o seu negócio precisa, veja bem, não estou falando em se deixar paralisar, estou falando em aprender a lidar com as suas fraquezas de forma honesta e produtiva. Quem sabe, você consegue fazer isso tão bem, a ponto de ser uma nova celebridade do Instagram? Só por favor, não faça lives sem conteúdo sobre isso!

Boa sorte na jornada, estamos juntos.
#fiqueemcasa
#usemascaras



Enviar Mensagem