Carreira slash

Preciso começar dizendo que não sou a pessoa mais adepta ao uso do termo, porquê? É o que você irá entender até o final do texto de hoje.
Do inglês, uma das traduções da palavra slash é barra. Quando falamos de uma carreira slash estamos falando de uma carreira na qual a profissional tem várias atividades, ou ainda, vários negócios, a exemplo da minha carreira, sou advogada/coach/mentora/professora/psicanalista/escritora.
A ideia de uma carreira com vários projetos é muito natural e deriva do próprio conceito do termo, que em latim se escreve karraria e significa estrada, ou seja, a estrada profissional que toda pessoa percorre ao longo de sua vida. Porém, o termo vem ganhando adeptos e destaque no atual cenário onde economicamente muitas profissionais buscam por mais fontes de renda e socialmente as gerações Y e Z buscam realização e satisfação com suas carreiras e seus negócios. Na Metodologia de Planejamento LCR, a Metodologia criada por mim após anos de estudos, testes e pesquisas, o nosso entendimento é o de que toda profissional tem o potencial de ser slash e de que a maioria o é de fato, ainda que não saiba.
Porque então eu não gosto do termo slash? Eu gosto do termo, mas tenho receio do seu uso sem o devido conhecimento, uma vez que o mesmo, pelo seu maior uso nos últimos tempos, vem sendo utilizado por pessoas de forma a nomear um exemplo inverso ao movimento slash, o do comportamento do multifoco. Enquanto a profissional slash tem vários negócios de forma a realizar-se profissional e financeiramente de diferentes maneiras e através de cada um dos seus projetos, a ideia do multifoco é de que uma mesma pessoa pode ter vários focos ao mesmo tempo e ainda assim realizar uma entrega satisfatória e com isso ter bons resultados. O problema por trás dessa ideia é que a neurociência já nos ensinou que o ser humano pode realizar várias tarefas (slash), mas não ao mesmo tempo (multifoco), sendo necessário assim que cada uma seja realizada em um momento preestabelecido, sob o risco de que todas fiquem inacabadas e/ou malfeitas. Trazendo para o contexto da sua carreira, você pode ter vários negócios e muitos deles podem ser simultâneos (slash), porém, imaginar que você fará tudo ao mesmo, no sentido de no mesmo tempo e horário, isso não faz de você uma profissional slash, faz de você uma profissional desorganizada (multifoco).
Sim, tenho uma postura dura quanto ao multifoco, isso porque acredito que o mesmo gere a muitas mulheres a sensação de que elas poderiam fazer mais, mesmo quando isso não lhes é possível, seja por limitações de tempo, a regra das 24h por dia é universal, seja por questões de saúde mental. O ter múltiplas competências, no sentindo de ter capacidade de realizar diferentes entregas e suprir demandas diversas, usando talentos e habilidades complementares (slash) abre portas, porém, se sobrecarregar por achar que sempre é possível fazer mais é o caminho mais rápido para o bournout e a frustração.
Qual a solução, então? Buscar o aprendizado contínuo, não ter medo da inovação, ter uma boa gestão do tempo e manter o foco, sabendo que você pode realizar todos os seus objetivos profissionais, que você pode ter quantos projetos profissionais desejar, mas que cada um demandará de você compromisso e responsabilidade e não somente vontade.

Ter uma carreira slash, mais do que vontade exige planejamento, disciplina e comprometimento com o Fazer Dar Certo, Até Dar Certo.



Enviar Mensagem