Como cobrar o seu cliente.
O pagamento por produtos e serviços faz parte da história da humanidade, do escambo às trocas pecuniárias, ele faz parte do nosso dia-a-dia e dos nossos costumes. Ainda assim, temos dificuldade em lidar com a pressão das negociações que envolvem a precificação e cobrança dos nossos honorários, o que muitas vezes faz com que aceitemos trabalhar de graça ou recebendo valores inferiores ao que seria correto, ao comparar o que estamos entregando aos nossos clientes e o valor que estamos recebendo pelos serviços prestados.
Os principais motivos pelos quais isso acontece são:
01) Insegurança quanto as nossas habilidades e conhecimentos – pensamos que não somos tão boas assim e acabamos aceitando diminuir nosso preço por não reconhecermos nosso valor.
02) Não saber precificar – saímos da graduação sem entender o que são custos fixos, custos variáveis e qual a margem de lucro que desejamos, o resultado costuma ser preços praticados inferiores ao que deveríamos propor.
03) Não saber negociar e mostrar porque você é a melhor opção para o seu potencial cliente – saber se vender é visto como uma ação inferior, entendemos que isso não está à altura de uma profissional liberal.
Para todos esses motivos, o autoconhecimento é uma arma poderosa, pois te ajudará a reconhecer as suas habilidades e conhecimentos, e te fará lidar com as crenças limitantes que envolvem o dinheiro e suas consequências, o que te trará confiança para precificar e negociar de forma adequada. Para além do autoconhecimento, ter respostas prontas e ensaiadas para quando essas coisas acontecerem te ajudará a responder de forma educada as pessoas que pedem descontos e/ou desejam receber pelos seus serviços de forma gratuita. Para facilitar a sua vida, eu preparei um material que irá te auxiliar, já prepare o print para salvar as frases e usar sempre que precisar:
01) Para quem demonstra que deseja seu serviço de graça, mas não pede de forma direta, você vai usar de toda a sua educação e se fazer de desentendida, para evitar o desgaste:
R: “Obrigada pela lembrança. Fico muito feliz com a sua confiança. Irei enviar para você nossa proposta de honorários, já com as formas de pagamento e a descrição do serviço a ser prestado. Se você tiver qualquer dúvida, eu estou a sua disposição.”
02) E se a pessoa verbalizar que gostaria de não pagar pelo serviço que você irá prestar:
R: ”Infelizmente, não estou aceitando nenhum caso pro bono no momento. Mas eu poderia te enviar uma proposta de honorários, já com as formas de pagamento e a descrição do serviço a ser prostrado. Obrigada pela confiança
e se você tiver qualquer dúvida, eu estou a sua disposição.”
03) E quando a pessoa diz que está caro, você mostra o seu valor e deseja boa sorte:
R: “Para entregar para você o melhor serviço possível, serão necessárias x horas de dedicação e o uso do conhecimento que tenho e adquiri ao longo de y anos de estudos e w horas de trabalho, os quais me trouxeram o conhecimento técnico e a experiência pratica para poder te ajudar. Mas, fique tranquila, entendo que o valor cobrado esteja fora do que você previa gastar, desejo que encontre um profissional que possa te atender, pois, infelizmente não há nada que eu possa fazer quanto ao valor do investimento.”
Saber o que responder te ajudará a mostrar o seu valor para o mercado e também para você mesma. Eu garanto que não há nada melhor do que responder com educação e firmeza quem tenta precificar os seus serviços no seu lugar, jamais aceite isso!
Faça Dar Certo, Até Dar Certo e nunca duvide do seu valor e da mudança que o seu serviço gera na vida dos seus clientes é isso que muda o jogo quando estamos falando sobre precificação e cobrança de honorários.
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