Métodos de estudo.

Hoje, nossa conversa é com a colega advogada que tem muitos cursos, de diversas áreas e com diferentes níveis de exigências, vamos falar sobre estudos e como estudar de forma mais rápida, sem perder a qualidade e prejudicar o aprendizados.

Para te ajuda, vamos falar sobre metodologia de estudo. Mas porque esse tema gera tantas emoções e tantos questionamentos em mulheres tão acostumadas a estudar e estar nas salas de aula?! Porque todas nós queremos acertar, todas nós queremos estudar de uma maneira que potencialize resultados. Principalmente, após a pandemia e o boom de cursos/aulas/lives/ online que estamos tendo desde 2020.

A única coisa em maior número do que os cursos que muitas estão fazendo, são as opções e os comentários sobre as opções de como estudar mais e melhor. Com isso, quem estuda sempre está em querendo saber se está fazendo o seu melhor e se escolheu o jeito certo de estudar.

Vamos começar esclarecendo duas coisas: 01) sim, temos várias opções para organizar os nossos estudos. Mas precisamos separar o que é moda e o que é cientificamente comprovado. Não adianta você assistir vídeos sobre como otimizar resultados, sem saber a origem desses vídeos; 02) é necessário escolher uma maneira de estudar e dar tempo para se adaptar a ela e começar a ver os resultados. Conheço pessoas que mudam a sua forma de estudar toda semana, sempre em busca de melhores resultados, mas por não terem a calma necessária, estão sempre correndo atrás do prejuízo.

Vamos falar agora sobre alguns métodos de aprendizado e memorização:

01) Aulas – em alguns momentos, assistir aula se torna dispensável. Porém, para quem está começando é de grande valia contar com esse apoio.
02) Leitura – não adianta você querer estudar uma nova área, se você nunca relou em um livro de conteúdo da mesma.
03) Resumo – resumir é de extrema importância para o processo de aprendizado e também para o de memorização, não deixe de resumir aulas e leituras.
04) Prática – é o passo seguinte. Depois que você aprendeu, chega a hora de treinar e ver se conseguiu assimilar todo o conteúdo, gerando valor aos seus clientes.
05) Revisão – a menina dos olhos do processo de memorização, você não pode ter contato com o assunto uma vez e achar que se lembrará dele para sempre.

Luisa como escolher o melhor método e como combinar eles para que eu tenha mais sucesso?!?!

Não há uma regra, estudar não é receita de bolo. Cada uma tem as suas facilidades e dificuldades, um bom planejamento de estudo considera isso. Para otimizar os seus resultados, desenhe uma agenda que tenha momentos para cada etapa escolhida e para cada curso em aberto - não adianta falar que vai fazer, mas não ter tempo planejada para isso.



Enviar Mensagem